segunda-feira, 26 de maio de 2014

Estrutura do Datacenter dos servidores Cloud utilizados pela NeXT Software e recomendações para utilização do software com alta disponibilidade

Datacenter dos servidores cloud MySQL / IIS / NF-e - Processamento de NF-e e banco de dados na nuvem para os usuários do NeXT ERP com alta disponibilidade (24x7x365) 

Datacenter NeXT Level 3
Servidores

Datacenter NeXT Level 3
Datacenter Level 3 em SP

Datacenter NeXT Level 3
Racks

Datacenter NeXT Level 3
Segurança de acesso

Datacenter NeXT Level 3
Vigilância

Datacenter NeXT Level 3
Sistema de combate a incêndio
Outras características:

- Link de baixa latência
- Alta disponibilidade
- Links redundantes
- Backup

Recomendações para utilização do software com alta disponibilidade

Utilizar o sistema em cloud computing - apesar do sistema funcionar em diversos ambientes, utilizar um computador PC desktop comum de usuário compartilhado como servidor não é o ideal. O ambiente de TI é complexo e a maioria das pequenas e médias empresas não possuem servidor dedicado e suporte interno de TI, ficando diversas vezes com ambiente de TI indisponível por diversos motivos. A NeXT Software investiu em cloud computing e disponibiliza um servidor remoto p/ processamento das notas fiscais e hospedagem de banco de dados. Em caso de problemas internos no PC os dados estarão seguros, somente necessário reinstalar a aplicação.

Vantagens:
- Mobilidade - utilize de qualquer lugar, com a licença do sistema instalado em um notebook e acesso a internet
- Segurança - os dados estarão protegidos em um datacenter seguro e confiável
- Integração - empresas com lojas em outras regiões poderão utilizar o sistema integrado online

Links com maiores informações sobre infraestrutura interna de TI nas pequenas empresas:

Servidor versus computador normal
http://www.infob.com.br/site/hardware/servidor-versus-computador-normal/

Realidade de TI nas micro e pequenas empresas
http://www.assespro-rj.org.br/index.php/a-realidade-da-ti-nas-micro-e-pequenas-empresas/

Usar computador comum como servidor traz riscos para as empresas
http://www.profissionaisti.com.br/2011/03/usar-computador-comum-como-servidor-traz-riscos-para-as-empresas/

Utilizar Certificado Digital A1 (sem mídia) - algumas empresas inclusive de outros sistemas tem dificuldades em emitir NF-e por problemas no certificado digital A3 por diversas causas (driver, vírus, porta USB, cartão mal conectado, trava por senha incorreta, problemas no windows). Utilizar certificado digital A3 é dificultar o faturamento da empresa, pois é preciso conectar a leitora ou token na porta USB, inserir o cartão, digitar a senha (PIN) - o processo é lento e qualquer problema de detecção do dispositivo o usuário fica impossibilitado de emitir NF-e. Com o certificado A1 é possível emitir NF-e de qualquer computador com o sistema instalado, sem complicações e sem digitação de senha a todo momento de emissão de NF-e.


3 comentários:

  1. A utilização de software as service (SasS) instalado em ambiente clouding já é uma realidade e será a única solução num futuro muito próximo que vai permitir uma abertura da concorrência e a escolha das melhores ofertas de mercado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em um futuro próximo toda a infraestrutura de TI interna das empresas se resumirá a monitores de vídeos, teclados, mouses e IDs que podem ser instalados nos cartões do colaboradores ou nos celulares. Não haverá mais Data Centers on premisses. Todo o armazenamento e processamento estará em nuvens. Até os vendors de Backups estão me movimentando: veja este video, por exemplo: <a href="https://www.bravotecnologia.com.br/videos-e-webinars-gravados/553-barracuda-backup-seus-dados-estao-em-toda-a-parte-seu-backup-tambem-nao-deveria-estar</a>

    ResponderExcluir