segunda-feira, 10 de março de 2014

Utilizando o NeXT ERP com segurança, desempenho e alta disponibilidade

No cenário das pequenas e médias empresas encontramos ambientes monousuários e pequenas redes, com equipamentos de diversos fornecedores diferentes e versões distintas do sistema operacional Windows na mesma rede (sem padronização) e sem suporte interno de TI.

Ambiente crítico


O sistema ERP é de vital importância para o funcionamento de uma empresa, muitas dependem diretamente do sistema para faturamento e controle de estoque e possuem ambiente de TI frágil, e uma queda de sistema ou problemas no PC deixará a empresa de atender os clientes.


Alguns problemas de suporte do ERP enfrentados no dia a dia:


1) Usuário efetuou download de programas com vírus ou aplicativos maliciosos (pishing, spyware). O sistema e outras aplicações pararam de funcionar.


2) Problema no servidor interno da empresa (queima de HD, falta de manutenção de hardware/sistema operacional, queda de energia com servidor sem no-break): nenhum computador da rede conseguia acessar o sistema.


3) Problemas com certificado digital A3 (porta USB não reconhece o dispositivo, cartão mal conectado, driver sem comunicação com windows, atualizações automáticas do windows e a leitora parou de funcionar), consequentemente o usuário não conseguia emitir notas fiscais. Outro problema frequente: a empresa é um grupo (matriz e filial), e a emissão de NF-e é no mesmo computador para as 2 empresas. A empresa adquiriu 2 certificados de marcas diferentes - os certificados entram em conflito e não funcionam no mesmo computador.


4) Roubo dos equipamentos da empresa - os funcionários chegaram p/ trabalhar e a empresa estava com a porta arrombada - os computadores roubados juntamente com os todos os dados de sistema e arquivos internos da empresa.


5) Computadores ligados em rede com roteador wireless e lentidão ao copiar arquivos e utilizar o sistema.


6) Algum problema no sistema operacional e ocorreu restauração do Windows, dados de alguns dias de trabalho foram perdidos.

Como aumentar a disponibilidade do ambiente de TI e resolver esses problemas de forma simples e com baixo investimento:


1) Para rede interna utilizar Windows com perfil de usuário sem permissão para instalação de programas desconhecidos - computadores que utilizam programas do banco e emissão de NF-e são críticos e devem ser utilizados com o menor número possível de programas instalados.


2) Para empresas que utilizam internet banda larga, sugiro a utilização do sistema com banco de dados em  servidor Cloud (nuvem) em DataCenter seguro com alta disponibilidade (24/7) e link de 25 Mbps. Para não ficar sem emitir NF-e e sem utilizar o sistema em caso de queda na internet, contratar uma conexão de contingência (3g por exemplo). Caso não seja possível, utilizar servidor interno obrigatoriamente com no-break.


3) Recomendo sempre utilizar certificado digital A1 (certificado digital em software). Recomendo para as empresas que precisam de alta disponibilidade na emissão de NF-e que façam a aquisição do certificado A1 das marcas SERASA, CERTISIGN ou Valid Certificadora, pois o processamento das notas fiscais a partir da versão 1.6.8 do NeXT ERP estará disponível também no servidor cloud remoto com alta disponibilidade para emissão de NF-e em qualquer computador com o NeXT ERP instalado.

Problemas com certificado digital A3: depende da porta USB, do dispositivo e do driver comunicar com o sistema operacional Windows (comunicação lenta) e qualquer problema o dispositivo trava, deixando o usuário sem emitir NF-e e precisando de intervenção do suporte técnico. O suporte para o certificado digital A3 é fornecido pelo fabricante do dispositivo e não pela NeXT Software, antes de acionar o suporte NeXT verificar no site da receita federal se o certificado está comunicando, caso contrário entrar em contato com o suporte do certificado digital.

Relato de problemas com certificado digital A3 de outros sistemas:

http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/certificado.erro.html

http://blog.agilize.com.br/certificado-digital-2/melhor-certificado-digital/

http://blog.unimake.com.br/2013/07/resolvendo-problema-de-reconhecimento-de-certificado-digital-a3-com-o-uninfe/

Links para aquisição do certificado digital A1:

http://serasa.certificadodigital.com.br/produtos/e-cnpj/e-cnpj-a1/

http://www.validcertificadora.com.br/e-CNPJ-A1.htm

https://www.certisign.com.br/certificado-digital/para-empresa/ecnpj/comprar

4) O NeXT ERP efetua backup remoto diário automaticamente, mas a empresa nesse cenário fica parada até a aquisição dos novos equipamentos, configuração da rede, instalação do sistema e restauração do backup. Utilizando o NeXT ERP com banco de dados no servidor cloud (nuvem) é necessário somente instalar o sistema no PC e configurar o acesso ao banco de dados.

5) Para rede interna utilizar rede cabeada (não sofre interferências e na maioria das vezes a velocidade é muito superior).


Nenhum comentário:

Postar um comentário