Ambiente crítico
O sistema ERP é de vital importância para o funcionamento de uma empresa, muitas dependem diretamente do sistema para faturamento e controle de estoque e possuem ambiente de TI frágil, e uma queda de sistema ou problemas no PC deixará a empresa de atender os clientes.
Alguns problemas de suporte do ERP enfrentados no dia a dia:
1) Usuário efetuou download de programas com vírus ou aplicativos maliciosos (pishing, spyware). O sistema e outras aplicações pararam de funcionar.
2) Problema no servidor interno da empresa (queima de HD, falta de manutenção de hardware/sistema operacional, queda de energia com servidor sem no-break): nenhum computador da rede conseguia acessar o sistema.
3) Problemas com certificado digital A3 (porta USB não reconhece o dispositivo, cartão mal conectado, driver sem comunicação com windows, atualizações automáticas do windows e a leitora parou de funcionar), consequentemente o usuário não conseguia emitir notas fiscais. Outro problema frequente: a empresa é um grupo (matriz e filial), e a emissão de NF-e é no mesmo computador para as 2 empresas. A empresa adquiriu 2 certificados de marcas diferentes - os certificados entram em conflito e não funcionam no mesmo computador.
4) Roubo dos equipamentos da empresa - os funcionários chegaram p/ trabalhar e a empresa estava com a porta arrombada - os computadores roubados juntamente com os todos os dados de sistema e arquivos internos da empresa.
5) Computadores ligados em rede com roteador wireless e lentidão ao copiar arquivos e utilizar o sistema.
6) Algum problema no sistema operacional e ocorreu restauração do Windows, dados de alguns dias de trabalho foram perdidos.
Como aumentar a disponibilidade do ambiente de TI e resolver esses problemas de forma simples e com baixo investimento:
1) Para rede interna utilizar Windows com perfil de usuário sem permissão para instalação de programas desconhecidos - computadores que utilizam programas do banco e emissão de NF-e são críticos e devem ser utilizados com o menor número possível de programas instalados.
2) Para empresas que utilizam internet banda larga, sugiro a utilização do sistema com banco de dados em servidor Cloud (nuvem) em DataCenter seguro com alta disponibilidade (24/7) e link de 25 Mbps. Para não ficar sem emitir NF-e e sem utilizar o sistema em caso de queda na internet, contratar uma conexão de contingência (3g por exemplo). Caso não seja possível, utilizar servidor interno obrigatoriamente com no-break.
3) Recomendo sempre utilizar certificado digital A1 (certificado digital em software). Recomendo para as empresas que precisam de alta disponibilidade na emissão de NF-e que façam a aquisição do certificado A1 das marcas SERASA, CERTISIGN ou Valid Certificadora, pois o processamento das notas fiscais a partir da versão 1.6.8 do NeXT ERP estará disponível também no servidor cloud remoto com alta disponibilidade para emissão de NF-e em qualquer computador com o NeXT ERP instalado.
Problemas com certificado digital A3: depende da porta USB, do dispositivo e do driver comunicar com o sistema operacional Windows (comunicação lenta) e qualquer problema o dispositivo trava, deixando o usuário sem emitir NF-e e precisando de intervenção do suporte técnico. O suporte para o certificado digital A3 é fornecido pelo fabricante do dispositivo e não pela NeXT Software, antes de acionar o suporte NeXT verificar no site da receita federal se o certificado está comunicando, caso contrário entrar em contato com o suporte do certificado digital.
Relato de problemas com certificado digital A3 de outros sistemas:
http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/certificado.erro.html
http://blog.unimake.com.br/2013/07/resolvendo-problema-de-reconhecimento-de-certificado-digital-a3-com-o-uninfe/
Links para aquisição do certificado digital A1:
http://serasa.certificadodigital.com.br/produtos/e-cnpj/e-cnpj-a1/
http://www.validcertificadora.com.br/e-CNPJ-A1.htm
https://www.certisign.com.br/certificado-digital/para-empresa/ecnpj/comprar
4) O NeXT ERP efetua backup remoto diário automaticamente, mas a empresa nesse cenário fica parada até a aquisição dos novos equipamentos, configuração da rede, instalação do sistema e restauração do backup. Utilizando o NeXT ERP com banco de dados no servidor cloud (nuvem) é necessário somente instalar o sistema no PC e configurar o acesso ao banco de dados.
5) Para rede interna utilizar rede cabeada (não sofre interferências e na maioria das vezes a velocidade é muito superior).
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