sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Contribuintes podem sofrer multas pesadas por erros cometidos na NF-e


"Uma das multas que pode ser considerada uma das mais altas da legislação é corresponde à divergência entre dados de valor e destinatário contidos na nota fiscal eletrônica e os fixados na DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Caso não estejam compatíveis, a multa é de 100% em cima da operação. Outros erros de divergência terão multa de R$ 328,40 por documento fiscal.
Outro descuido que pode gerar grande número de multas para as companhias é a falta de envio do arquivo fiscal ao cliente. Não há uma regra específica para a forma em que o fornecedor deve enviar a nota eletrônica para o destinatário, essa atividade deve ser feita em comum acordo entre as partes e, muitas vezes, ocorre por e-mail ou disponibilidade de download no site do fornecedor. No entanto, a legislação prevê a obrigatoriedade do envio, e caso não ocorra, a empresa receberá multa de 50% no valor da venda.
FONTE: Agência Ideal"

Por isso é recomendável ter o suporte quando se trata de software fiscal, pois leis e regras de negócio são muito dinâmicos e há necessidade real de estar sempre atualizado, além de ter o backup remoto garantindo a segurança dos arquivos XML, que é o que realmente é válido no caso da NFe (DANFe nada mais é do que um protocolo, representação gráfica da nota fiscal eletrônica, portando não adianta guardar os DANFe´s e sim o XML da NFe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário