Essa
atualização é importante e deve ser feita por todos os usuários
emissores de nota fiscal eletrônica. O servidor
de emails da NeXT foi migrado e os usuários podem ficar sem enviar
emails das notas fiscais se não atualizar.
Sistemas: NeXT ERP NFe NFSe Plus - NeXT ERP Auto Peças - NeXT NFe
Versão: 1.6 Release 8 (1.6.8)
Implementações:
- Troca do servidor de emails - 2 servidores de emails disponíveis para envio do XML da NF-e
- CFOP Reverso 5.405 -> 6.403
- Verificação do CFOP principal da nota fiscal na emissão a partir do pedido de venda e itens com ICMS-ST
- Geração do XML da carta de correção em outras estações
- Notas fiscais pendentes para emissão no gerenciador da NF-e
- Número da NF na duplicata ao gerar NF-e p/ condições de pagamento a vista
- Verificação da ativação via SOAP p/ windows 2000 e XP
segunda-feira, 24 de março de 2014
segunda-feira, 10 de março de 2014
Utilizando o NeXT ERP com segurança, desempenho e alta disponibilidade
No cenário das pequenas e médias empresas encontramos ambientes monousuários e pequenas redes, com equipamentos de diversos fornecedores diferentes e versões distintas do sistema operacional Windows na mesma rede (sem padronização) e sem suporte interno de TI.
Ambiente crítico
O sistema ERP é de vital importância para o funcionamento de uma empresa, muitas dependem diretamente do sistema para faturamento e controle de estoque e possuem ambiente de TI frágil, e uma queda de sistema ou problemas no PC deixará a empresa de atender os clientes.
Alguns problemas de suporte do ERP enfrentados no dia a dia:
1) Usuário efetuou download de programas com vírus ou aplicativos maliciosos (pishing, spyware). O sistema e outras aplicações pararam de funcionar.
2) Problema no servidor interno da empresa (queima de HD, falta de manutenção de hardware/sistema operacional, queda de energia com servidor sem no-break): nenhum computador da rede conseguia acessar o sistema.
3) Problemas com certificado digital A3 (porta USB não reconhece o dispositivo, cartão mal conectado, driver sem comunicação com windows, atualizações automáticas do windows e a leitora parou de funcionar), consequentemente o usuário não conseguia emitir notas fiscais. Outro problema frequente: a empresa é um grupo (matriz e filial), e a emissão de NF-e é no mesmo computador para as 2 empresas. A empresa adquiriu 2 certificados de marcas diferentes - os certificados entram em conflito e não funcionam no mesmo computador.
4) Roubo dos equipamentos da empresa - os funcionários chegaram p/ trabalhar e a empresa estava com a porta arrombada - os computadores roubados juntamente com os todos os dados de sistema e arquivos internos da empresa.
5) Computadores ligados em rede com roteador wireless e lentidão ao copiar arquivos e utilizar o sistema.
6) Algum problema no sistema operacional e ocorreu restauração do Windows, dados de alguns dias de trabalho foram perdidos.
Como aumentar a disponibilidade do ambiente de TI e resolver esses problemas de forma simples e com baixo investimento:
1) Para rede interna utilizar Windows com perfil de usuário sem permissão para instalação de programas desconhecidos - computadores que utilizam programas do banco e emissão de NF-e são críticos e devem ser utilizados com o menor número possível de programas instalados.
2) Para empresas que utilizam internet banda larga, sugiro a utilização do sistema com banco de dados em servidor Cloud (nuvem) em DataCenter seguro com alta disponibilidade (24/7) e link de 25 Mbps. Para não ficar sem emitir NF-e e sem utilizar o sistema em caso de queda na internet, contratar uma conexão de contingência (3g por exemplo). Caso não seja possível, utilizar servidor interno obrigatoriamente com no-break.
3) Recomendo sempre utilizar certificado digital A1 (certificado digital em software). Recomendo para as empresas que precisam de alta disponibilidade na emissão de NF-e que façam a aquisição do certificado A1 das marcas SERASA, CERTISIGN ou Valid Certificadora, pois o processamento das notas fiscais a partir da versão 1.6.8 do NeXT ERP estará disponível também no servidor cloud remoto com alta disponibilidade para emissão de NF-e em qualquer computador com o NeXT ERP instalado.
Problemas com certificado digital A3: depende da porta USB, do dispositivo e do driver comunicar com o sistema operacional Windows (comunicação lenta) e qualquer problema o dispositivo trava, deixando o usuário sem emitir NF-e e precisando de intervenção do suporte técnico. O suporte para o certificado digital A3 é fornecido pelo fabricante do dispositivo e não pela NeXT Software, antes de acionar o suporte NeXT verificar no site da receita federal se o certificado está comunicando, caso contrário entrar em contato com o suporte do certificado digital.
Relato de problemas com certificado digital A3 de outros sistemas:
http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/certificado.erro.html
http://blog.agilize.com.br/certificado-digital-2/melhor-certificado-digital/
http://blog.unimake.com.br/2013/07/resolvendo-problema-de-reconhecimento-de-certificado-digital-a3-com-o-uninfe/
Links para aquisição do certificado digital A1:
http://serasa.certificadodigital.com.br/produtos/e-cnpj/e-cnpj-a1/
http://www.validcertificadora.com.br/e-CNPJ-A1.htm
https://www.certisign.com.br/certificado-digital/para-empresa/ecnpj/comprar
4) O NeXT ERP efetua backup remoto diário automaticamente, mas a empresa nesse cenário fica parada até a aquisição dos novos equipamentos, configuração da rede, instalação do sistema e restauração do backup. Utilizando o NeXT ERP com banco de dados no servidor cloud (nuvem) é necessário somente instalar o sistema no PC e configurar o acesso ao banco de dados.
5) Para rede interna utilizar rede cabeada (não sofre interferências e na maioria das vezes a velocidade é muito superior).
Ambiente crítico
O sistema ERP é de vital importância para o funcionamento de uma empresa, muitas dependem diretamente do sistema para faturamento e controle de estoque e possuem ambiente de TI frágil, e uma queda de sistema ou problemas no PC deixará a empresa de atender os clientes.
Alguns problemas de suporte do ERP enfrentados no dia a dia:
1) Usuário efetuou download de programas com vírus ou aplicativos maliciosos (pishing, spyware). O sistema e outras aplicações pararam de funcionar.
2) Problema no servidor interno da empresa (queima de HD, falta de manutenção de hardware/sistema operacional, queda de energia com servidor sem no-break): nenhum computador da rede conseguia acessar o sistema.
3) Problemas com certificado digital A3 (porta USB não reconhece o dispositivo, cartão mal conectado, driver sem comunicação com windows, atualizações automáticas do windows e a leitora parou de funcionar), consequentemente o usuário não conseguia emitir notas fiscais. Outro problema frequente: a empresa é um grupo (matriz e filial), e a emissão de NF-e é no mesmo computador para as 2 empresas. A empresa adquiriu 2 certificados de marcas diferentes - os certificados entram em conflito e não funcionam no mesmo computador.
4) Roubo dos equipamentos da empresa - os funcionários chegaram p/ trabalhar e a empresa estava com a porta arrombada - os computadores roubados juntamente com os todos os dados de sistema e arquivos internos da empresa.
5) Computadores ligados em rede com roteador wireless e lentidão ao copiar arquivos e utilizar o sistema.
6) Algum problema no sistema operacional e ocorreu restauração do Windows, dados de alguns dias de trabalho foram perdidos.
Como aumentar a disponibilidade do ambiente de TI e resolver esses problemas de forma simples e com baixo investimento:
1) Para rede interna utilizar Windows com perfil de usuário sem permissão para instalação de programas desconhecidos - computadores que utilizam programas do banco e emissão de NF-e são críticos e devem ser utilizados com o menor número possível de programas instalados.
2) Para empresas que utilizam internet banda larga, sugiro a utilização do sistema com banco de dados em servidor Cloud (nuvem) em DataCenter seguro com alta disponibilidade (24/7) e link de 25 Mbps. Para não ficar sem emitir NF-e e sem utilizar o sistema em caso de queda na internet, contratar uma conexão de contingência (3g por exemplo). Caso não seja possível, utilizar servidor interno obrigatoriamente com no-break.
3) Recomendo sempre utilizar certificado digital A1 (certificado digital em software). Recomendo para as empresas que precisam de alta disponibilidade na emissão de NF-e que façam a aquisição do certificado A1 das marcas SERASA, CERTISIGN ou Valid Certificadora, pois o processamento das notas fiscais a partir da versão 1.6.8 do NeXT ERP estará disponível também no servidor cloud remoto com alta disponibilidade para emissão de NF-e em qualquer computador com o NeXT ERP instalado.
Problemas com certificado digital A3: depende da porta USB, do dispositivo e do driver comunicar com o sistema operacional Windows (comunicação lenta) e qualquer problema o dispositivo trava, deixando o usuário sem emitir NF-e e precisando de intervenção do suporte técnico. O suporte para o certificado digital A3 é fornecido pelo fabricante do dispositivo e não pela NeXT Software, antes de acionar o suporte NeXT verificar no site da receita federal se o certificado está comunicando, caso contrário entrar em contato com o suporte do certificado digital.
Relato de problemas com certificado digital A3 de outros sistemas:
http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/certificado.erro.html
http://blog.unimake.com.br/2013/07/resolvendo-problema-de-reconhecimento-de-certificado-digital-a3-com-o-uninfe/
Links para aquisição do certificado digital A1:
http://serasa.certificadodigital.com.br/produtos/e-cnpj/e-cnpj-a1/
http://www.validcertificadora.com.br/e-CNPJ-A1.htm
https://www.certisign.com.br/certificado-digital/para-empresa/ecnpj/comprar
4) O NeXT ERP efetua backup remoto diário automaticamente, mas a empresa nesse cenário fica parada até a aquisição dos novos equipamentos, configuração da rede, instalação do sistema e restauração do backup. Utilizando o NeXT ERP com banco de dados no servidor cloud (nuvem) é necessário somente instalar o sistema no PC e configurar o acesso ao banco de dados.
5) Para rede interna utilizar rede cabeada (não sofre interferências e na maioria das vezes a velocidade é muito superior).
NeXT ERP 1.6.7 - Atualização dos sistemas p/ emissão de NF-e e envio das notas fiscais p/ contabilidade
Principais implementações da nova versão do NeXT ERP - NeXT NFe - NeXT ERP Auto Peças:
- Importação de lista de emails para envio de newsletter
- Importação de lista de emails p/ exclusão do envio de newsletter
- Tela de Assistência Remota
- Detecção do certificado digital e retorno do serviço da SEFAZ antes do envio de NF-e
- Cache de dados p/ cálculo dos produtos nos orçamentos, pedidos e emissão de NF
- Otimização da classe de emissão de NF-e, maior velocidade ao gerar XML
- Mensagem caso o certificado esteja vencido ou perto de vencer
- Instalação inicial não copia banco de dados, sistema verifica os schemas de db
- Mensagem ao retornar erro de validação XML das NF-e´s
- Emissão de notas p/ contabilidade - sistema verifica os arquivos XML antes de enviar
- Envio de relatórios p/ contabilidade
- Correção no processamento do XML de retorno das NF-e´s
- Tela de login com botões p/ configuração do banco de dados e assistência remota
- Visualizar eventos e combo p/ envio de NF-e p/ contabilidade - ordenação invertida
- Geração do arquivo ZIP com as NF-e´s do mês na tela de envio XML p/ contabilidade
- Versão 1.1 do atualizador do NeXT ERP
- UniNFe v 4.3.2.36193 - UniDANFe v 3.4.4
A atualização para usuários estará disponível a partir de hoje a noite (será enviado emails com links e senhas p/ atualização).
Versão demo disponível amanhã (11/03/2014) para download.
Assistência Remota - clicar nos ícones do ShowMyPC e Ammyy p/ preenchimento dos códigos p/ acesso remoto pelo suporte NeXT |
Funções p/ configuração do banco de dados e assistência remota no login do NeXT ERP |
Funções para importar lista de emails p/ envio e descadastrados |
Detecção do certificado digital e serviços da SEFAZ no envio de NF-e |
Geração do arquivo compactado das notas fiscais e envio de relatórios para contabilidade (notas fiscais de fornecedores e apuração de impostos) |
- Importação de lista de emails para envio de newsletter
- Importação de lista de emails p/ exclusão do envio de newsletter
- Tela de Assistência Remota
- Detecção do certificado digital e retorno do serviço da SEFAZ antes do envio de NF-e
- Cache de dados p/ cálculo dos produtos nos orçamentos, pedidos e emissão de NF
- Otimização da classe de emissão de NF-e, maior velocidade ao gerar XML
- Mensagem caso o certificado esteja vencido ou perto de vencer
- Instalação inicial não copia banco de dados, sistema verifica os schemas de db
- Mensagem ao retornar erro de validação XML das NF-e´s
- Emissão de notas p/ contabilidade - sistema verifica os arquivos XML antes de enviar
- Envio de relatórios p/ contabilidade
- Correção no processamento do XML de retorno das NF-e´s
- Tela de login com botões p/ configuração do banco de dados e assistência remota
- Visualizar eventos e combo p/ envio de NF-e p/ contabilidade - ordenação invertida
- Geração do arquivo ZIP com as NF-e´s do mês na tela de envio XML p/ contabilidade
- Versão 1.1 do atualizador do NeXT ERP
- UniNFe v 4.3.2.36193 - UniDANFe v 3.4.4
Versão demo disponível amanhã (11/03/2014) para download.
Erro SEFAZ-SP no evento de cancelamento de NF-e (erro não catalogado)
Diversos usuários de NF-e do NeXT ERP e de outros sistemas, inclusive o emissor gratuíto da SEFAZ, não estão conseguindo realizar cancelamento de notas fiscais.
erro 999-Rejeição: Erro não catalogado
A orientação é ligar para a secretaria da fazenda e solicitar esclarecimentos, pois esse é o retorno do webservice deles.
Fone da SEFAZ/SP: 0800-170-110
erro 999-Rejeição: Erro não catalogado
A orientação é ligar para a secretaria da fazenda e solicitar esclarecimentos, pois esse é o retorno do webservice deles.
Fone da SEFAZ/SP: 0800-170-110